Bolsonaro permanece sob cuidados e pode sair do hospital na quinta-feira

Ex-presidente passa por cirurgia e estável, aguardando avaliação de 48 horas

30/12/2025 às 10:11
Por: Redação

O ex-presidente Jair Bolsonaro continua em observação no Hospital DF Star, em Brasília, após passar por uma cirurgia na segunda-feira, 29 de dezembro. A expectativa é que ele receba alta na quinta-feira, 1º de janeiro, desde que não ocorram complicações.

 

A operação teve como objetivo tratar crises de soluços persistentes, por meio do bloqueio do nervo frênico esquerdo, que controla o diafragma. No sábado anterior, o procedimento foi realizado no lado direito do corpo do ex-presidente.

 

De acordo com os médicos, Bolsonaro está em condição estável. "A gente precisa de pelo menos de 48 horas para avaliação de resultados, complicações, etc. Esse tempo será aguardado, independente que qualquer coisa", afirmou o cirurgião Cláudio Birolini.

 

O cardiologista Brasil Caiado explicou que os soluços persistentes podem ser resultado de problemas no trato gastrointestinal e no abdômen, condições existentes em Bolsonaro. Além da cirurgia, a abordagem inclui controle alimentar e medicamento.

 

Bolsonaro também teve um episódio de pressão alta recentemente, que já foi controlado.

 

O ex-presidente está internado desde 24 de dezembro, tendo sido submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal no dia de Natal. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou que ele deixasse a Superintendência da Polícia Federal, onde cumpre pena de 27 anos e três meses, para a realização do tratamento médico.

 

Uma nova endoscopia digestiva alta está prevista para ocorrer na terça ou na quarta-feira, dependendo da evolução do quadro de saúde do ex-presidente.

© Copyright 2025 - Portal Rio Verde - Todos os direitos reservados