Quinta, 31 de Julho de 2025

Flip 2025: Arnaldo Antunes na Abertura e Homenagem a Paulo Leminski em Paraty

Festa Literária Internacional de Paraty celebra a obra do autor Paulo Leminski com apresentação de Arnaldo Antunes

30/07/2025 às 17:34
Por: Redação

Começa nesta quarta-feira (30) a 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que homenageia neste ano o autor Paulo Leminski. Na abertura da programação oficial, o poeta e músico Arnaldo Antunes celebra a obra do homenageado, apresentando seus poemas, prosa e canções. A cada ano, um autor é lembrado, para incentivar novas leituras de sua obra no Brasil e no exterior.

Conhecido especialmente pela poesia, Leminski (Curitiba, 1944-1989) foi também ensaísta, biógrafo, músico, publicitário, judoca faixa-preta e tradutor de autores como Samuel Beckett, James Joyce e Petrônio. Dedicado à arte da palavra, misturou o erudito ao popular em sua obra.

Notícias relacionadas: Escritor italiano Sandro Veronesi participará da Flip deste ano. Escritor e dramaturgo Dias Gomes será o homenageado da Flipelô 2025. O autor aproximou-se tanto de movimentos de vanguarda brasileiros – o concretismo e a geração mimeógrafo, também conhecida como poesia marginal –, quanto da precisão formal dos haicais (poemas curtos) japoneses.

Haverá também um cortejo liderado por artistas locais, seguido de um show do Grupo Paratiense, que recebe o público em Paraty nesta quarta-feira, a partir das 21h. Será uma celebração pelas margens do Rio Perequê-Açú, saindo da Praça da Matriz em direção ao Palco do Areal, onde será realizada uma ciranda aberta ao público.

Programação oficial

O programa oficial é composto por 21 mesas literárias, com autores brasileiros e estrangeiros, e curadoria de Ana Lima Cecilio. As mesas serão realizadas no Auditório da Matriz, com transmissão ao vivo no Auditório da Praça, pelo site e YouTube da Flip e pelo canal Arte1. Entre os poetas convidados, nesta edição, estão Alice Ruiz, Claudia Roquette-Pinto, Lilian Sais, Marília Garcia e Sergio Vaz.

A programação também se volta para temas relevantes nos cenários nacional e internacional, como racismo, violência e desigualdade, guerras, meio ambiente e crise climática. Para tratar dessas questões, foram convidados nomes como GauZ’, Ilan Pappe, Lilia Guerra, Tiago Rogero, Ynaê Lopes dos Santos e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.